«An Adaptive Thermal Finite Element Simulation of Direct Energy Deposition with Reinforcement Learning: a Conceptual Framework» é o nome do trabalho que, no passado dia 3 de novembro, foi distinguido como Melhor Artigo – 3ª Menção Honrosa no Congresso e Exposição Internacional de Engenharia Mecânica da ASME – American Society of Mechanical Engineers.

Da autoria dos investigadores João Paulo Sousa, Roya Darabi, Ana Reis, Marco Parente, José Cesar de Sá, do INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, e Luís Paulo Reis, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o artigo premiado foca o desenvolvimento de controladores inteligentes baseados métodos de inteligência artificial aplicado a processos de fabrico laser com vista a democratizar estes processos e torná-los mais sustentáveis.

O trabalho foi realizado no âmbito do projeto «CUT3D‐ Desenvolvimento de sistemas inteligentes para um equipamento de laser de tubo 3D» e «ADDing – Modelação Multiescala de Fabrico Aditivo por Deposição Direta de Energia de Pós Metálicos».

O IMECE – International Mechanical Engineering Congress & Exposition da ASME – American Society of Mechanical Engineers  realiza-se anualmente.

A edição deste ano decorreu no Centro de Convenções Greater Columbus, Ohio (EUA) e contou com 17 tópicos – desde a investigação científica à educação e desenvolvimento de liderança – e mais de 1600 apresentações de artigos e posters.