Focado no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para lesões vertebro-medulares em humanos e animais, o projeto SECRET4SCI, liderado pelo Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde da Universidade do Minho e realizado em colaboração com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), é o vencedor da edição deste ano do Prémio Melo e Castro, no valor de 200 mil euros.

Para Ana Colette Maurício, investigadora e professora associada do ICBAS, o trabalho agora distinguido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa “constituiu uma grande oportunidade em aplicar a tecnologia disponível nesta área em novas terapêuticas de animais de companhia”.

“Numa perspetiva One Health, estas terapias celulares podem agora ser usadas em ensaios clínicos e tratamentos compassivos (em cães) para, posteriormente, serem aplicadas em humanos”, realça a investigadora.

Composto por cerca de 20 investigadores com diferentes backgrounds, coordenados por António Salgado e Nuno Silva, ambos da Universidade do Minho, o projeto procura então desenvolver novas estratégias terapêuticas para lesões vertebro-medulares, centradas na utilização de fatores de crescimento e estruturas vesiculares, globalmente denominadas por secretoma, produzidas por células estaminais mesenquimatosas. Quer isto dizer que são terapias celulares obtidas a partir de células estaminais mesenquimatosas, neste caso, obtidas do tecido adiposo, que permitem recuperar / regenerar lesões da medula espinal, que podem ser traumáticas, degenerativas, entre outras.

Este trabalho de colaboração entre o ICBAS e a U.Minho permitirá dar continuidade a outros projetos em comum para o desenvolvimento de novas terapias celulares para aplicação em Medicina Regenerativa, nomeadamente para animais e humanos, uma vez que a equipa do ICBAS tem larga experiência no tratamento dos nossos animais assim como em ensaios clínicos e pré-clínicos.

Da equipa do ICBAS liderada por Ana Colette Maurício fazem ainda parte os investigadores Luís Ataíde, Ana Lúcia Luís, Alexandra Rema, Rui Damásio, Carla Mendonça, Jorge Ribeiro e Irina Amorim.

Sobre o Prémio Melo e Castro

O Prémio Melo e Castro é um dos dois Prémios Santa Casa Neurociências atribuídos anualmente pela Santa Casa da Misericórdia,  visando a promoção de investigação científica de ponta na área das neurociências.

O Prémio Melo e Castro, em particular, tem por objetivo incentivar a descoberta de potenciais soluções para a reabilitação e tratamento de lesões vertebro-medulares, reduzindo, de forma significativa, as limitações motoras e fisiológicas associadas àquelas patologias.