Sofia Pereira e Marta Guimarães, docentes do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e investigadoras da Unidade Multidisciplinar em Investigação Biomédica (UMIB), viram recentemente aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) um financiamento de cerca de 250 mil euros, que será aplicado num estudo inovador na área da cirurgia da obesidade.

Com início previsto para janeiro de 2022, o projeto “BarFail- Mecanismos moleculares associados à falência terapêutica da cirurgia bariátrica” tem como objetivo principal perceber as razões que levam a que pacientes obesos com características clínicas e antropométricas semelhantes, respondam de forma diferente à cirurgia bariátrica quer em termos de perda de peso, quer por remissão de comorbilidade associadas à obesidade, tal como a Diabetes do Tipo 2.

No futuro, os resultados obtidos através deste estudo poderão permitir a identificação dos pacientes que não serão bons candidatos à cirurgia bariátrica e encontrarem terapias adjuvantes para os pacientes que foram submetidos a esta cirurgia, mas que não conseguem atingir os resultados esperados.

O projeto distinguido pela FCT adquire uma relevância adicional num contexto como o português, em que mais de metade da população apresenta excesso de peso e há perto de um milhão de pessoas obesas em todo o país. Isto quando se sabe que a obesidade constitui um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças como a diabetes ou a hipertensão, problema que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mata anualmente 9,4 milhões de pessoas em todo o mundo.

No caso específico da diabetes tipo 2, a obesidade, a par da genética, surge como principal causa de uma doença que afeta três a quatro em cada dez pessoas com obesidade e que começa a surgir em idades cada vez mais precoces. A acumulação de tecido adiposo, principalmente na zona abdominal, perturba o normal funcionamento das células na transformação da glicose em energia e leva a uma condição conhecida como resistência à insulina.

Para além de Sofia Pereira e Marta Guimarães, investigadora principal e co-investigadora principal do projeto, respetivamente, a equipa do projeto BarFail inclui ainda os investigadores do ICBAS-UMIB, Mariana Monteiro (docente e coordenadora da UMIB), Marco Alves (principal investigador da UMIB), bem como Madalena Costa (Técnico Superior das áreas de Diagnóstico e Terapêutica no Departamento de Anatomia do ICBAS).

O projeto conta ainda com a colaboração da equipa de cirurgia geral do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga (CHEDV), centro de referência para o tratamento cirúrgico da obesidade e com investigadores da Universidade de Copenhaga (Dinamarca).