Tecnologia desenvolvida no CINTESIS estará instalada em todos os hospitais do Norte até ao fim de 2017

Tecnologia desenvolvida no CINTESIS estará instalada em todos os hospitais do Norte até ao fim de 2017.

A VirtualCare, uma start-up nascida no Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Saúde (CINTESIS) da Universidade do Porto, está a implementar um software de recolha e análise de dados em todos os Serviços de Ginecologia dos hospitais públicos do Norte de Portugal. Designado “ObsCare”, o sistema informático em causa foi desenvolvido pela equipa de investigação de Informática Médica do CINTESIS, liderada por Ricardo Correia.

Este sistema web é instalado nos servidores dos hospitais e integra-se facilmente com os programas inseridos nessas entidades, registando os elementos das consultas das mulheres seguidas durante a gravidez, os dados do parto, dos recém-nascidos e dos seus primeiros dias de vida.

“Há entidades hospitalares que nos solicitaram que registássemos ainda os dados referentes às primeiras consultas das crianças nos centros de saúde” e que “desenvolvêssemos um módulo para registo das informações relativas às técnicas de procriação medicamente assistida (PMA)”, esclarece Ricardo Correia, que é também professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). A longo prazo, os dados congregados pelo “ObsCare” vão permitir verificar se as crianças concebidas por PMA apresentam diferenças relativamente às restantes, em termos de desenvolvimento e parto, por exemplo.

As informações recolhidas pelo ‘software‘ são também utilizadas para discutir casos clínicos pelas equipas de saúde, com base em informações objetivas, “o que promove ativamente a melhoria dos cuidados prestados aos pacientes”.

De acordo com outro dos investigadores do CINTESIS envolvidos na implementação do “ObsCare”, Tiago Costa, CEO da VirtualCare, “neste momento, a ARS-Norte está a receber os primeiros resultados fruto da comparação dos dados dos diferentes hospitais públicos do norte do país, sobretudo no que se refere às cesarianas, mas não só”.

A VirtualCare é uma empresa dedicada à criação de sistemas de informação clínica e de análise de dados de saúde, cujos sistemas visam facilitar a tomada segura de decisão por parte dos profissionais de saúde através da aquisição, processamento, validação e apresentação de dados dos pacientes com qualidade. Nasceu no CINTESIS – um centro que reúne mais de 350 investigadores dedicados às áreas das Tecnologias e Sistemas de Saúde.