Navio de Investigação "Noruega", a bordo do qual decorreu a campanha oceanográfica

A campanha oceanográfica decorreu a bordo do Navio de Investigação “Noruega”. (Foto DR)

Uma equipa de investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), representada por Mafalda Baptista, participou numa campanha oceanográfica a bordo do Navio de Investigação “Noruega” para analisar a biodiversidade presente nos montes submarinos Atlantis, Irving e Tyro.

Durante 14 dias, os investigadores do CIIMAR e de outras instituições científicas como o IPMA, CCMAR, DOP e ESCS recolheram amostras de água em profundidade para determinação de parâmetros químicos e análise de fitoplâncton e lançaram redes de fitoplâncton, meso- e macrozooplâncton, e micronêcton para caracterização da biodiversidade dos montes submarinos. Os dados recolhidos a bordo serão processados para se avaliar o estado ambiental das águas marinhas Portuguesas.

A equipa do CIIMAR irá posteriormente participar na análise das comunidades microbianas da coluna de água e dos sedimentos, assim como na identificação/ classificação da meiofauna, crustáceos e macroalgas através da utilização de técnicas de taxonomia clássica e de genómica. Serão também feitos registos de avistamentos de cetáceos durante as campanhas.

A campanha foi realizada no âmbito do projeto “BIOMETORE – Biodiversidade em montes submarinos Madeira-Tore e Great Meteor ” financiado pelo programa PT02 (EEA Grants), coordenado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), cujo objetivo é estudar a biodiversidade dos dois principais conjuntos de Montes Submarinos do Atlântico Norte (Great Meteor e Madeira-Tore) com vista a aumentar o conhecimento desses ecossistemas marinhos para uma gestão sustentável e preservação.