Participantes vão partilhar experiências na criação de empresas de base tecnológica

A partir desta quarta-feira, dia 24 de outubro, e até à próxima sexta-feira, dia 26 de outubro, a política de inovação e o papel das universidades e da tecnologia enquanto ferramentas catalisadoras da economia e a interação de todos estes atores com o tecido empresarial vão ser os temas fortes do BIN@Porto,  evento que vai reunir mais de 350 participantes, oriundos de 28 países diferentes, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Durante três dias, a FEUP vai ser o palco da criação de parcerias internacionais com vista à criação de consórcios de I&DT, a transferência de tecnologias e a partilha de experiências na criação de empresas de base tecnológica.

Destinada a promotores de start-ups, investigadores e todos os interessados em inovação e transferência de tecnologia, esta é uma iniciativa que reúne alguns dos maiores especialistas em áreas emergentes como as indústrias criativas, as tecnologias aplicadas à medicina, a indústria aeronáutica, a sustentabilidade energética, a bioengenharia e os novos materiais, mobilidade e transportes, o design industrial, as cidades do futuro, entre outros.

Entre as várias iniciativas integradas no programa do BIN@PORTO, o destaque vai para as 12 sessões Action Tanks temáticas, que podem vir a funcionar como excelentes plataformas de networking, em conjunto com 10 sessões abertas, incluindo um debate sobre o desenvolvimento tecnológico como motor da economia. Está ainda previsto um espaço dedicado para business workshop e exposição de tecnologias e um conjunto de eventos complementares que pretendem dar continuidade à plataforma estruturada de contactos e de networking no domínio da inovação tecnológica lançada em 2010, na 1ª edição do BIN@FEUP. Na sessão de encerramento do BIN@PORTO, no dia 26 de outubro, haverá a passagem de testemunho para a organização do evento no Brasil, em 2013.

Ainda no âmbito do programa do BIN@Porto, destaque para a inauguração oficial do novo pólo de Inovação do UPTEC. A sessão contará com a presença de destacadas individualidades ligadas à estrutura da U.Porto e das próprias empresas que vão instalar centros de I&D nesta nova infraestrutura.