Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências (FCUP) e do  Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto prepara-se para iniciar uma “expedição” de quatro dias por todo o mar territorial da zona Norte do País, cobrindo a área marinha de Espinho a Caminha e indo até às 12 milhas náuticas (aproximadamente 22km) de distância à costa. Trata-se da campanha inaugural do projeto ATLANTIDA, um programa pioneiro de monitorização completa do mar do Norte de Portugal que vai incluir a recolha exaustiva de informação físico-química e biológica.

Para além da monitorização da ocorrência e da diversidade de espécies de cetáceos, – ou seja, de golfinhos e baleias – serão recolhidas amostras determinantes para o estudo das dinâmicas populacionais e do estado de saúde destes animais, assim como para investigar a presença de material genético na água.

O trabalho será complementado com leituras acústicas que permitirão detetar cetáceos submersos e analisar a paisagem acústica da área. Serão também recolhidas amostras para o estudo de microplásticos e para a caracterização da diversidade das comunidades microbianas, incluindo bactérias e fitoplâncton. Serão ainda medidos parâmetros físico-químicos ao longo da coluna de água e em diferentes estações de amostragem, para investigar a dinâmica oceânica da região.

Deste trabalho espera-se que resulte o desenvolvimento de uma plataforma para a monitorização do Atlântico Norte, bem como de ferramentas para a exploração sustentável dos recursos marinhos.

Os investigadores do projeto ATLANTIDA vão promover uma série de campanhas com vista à monitorização do mar Português. (Foto: DR)

A campanha que está prestes a arrancar será a primeira de cinco que vão decorrer durante os próximos três anos, juntamente com outras saídas de mar mais curtas, para recolha de dados adicionais na região do Porto. Os dados e amostras recolhidos serão fundamentais às diversas linhas e equipas de investigação envolvidas no projeto.

Atualmente em implementação por investigadores do consórcio UNorte.pt (Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e do CIIMAR, o projeto ATLANTIDA é cofinanciado no total de cerca 3 milhões de euros pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.