Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e do Instituto de Telecomunicações (IT) estão envolvidos na organização de um desafio internacional que pretende estimular a proposta e o desenvolvimento de soluções para problemas de investigação ainda abertos sobre a análise de sinais fisiológicos da atividade cardiovascular.

Os desafios George B. Moody PhysioNet são eventos internacionais organizados pela PhysioNet, em colaboração com a conferência Computing in Cardiology, que decorrem, anualmente, há 22 anos. Esta é a primeira vez que investigadores portugueses participam na organização deste desafio. 

Este ano, com os contributos de Francesco Renna e Miguel Coimbra, docentes da FCUP e investigadores do Instituto de Telecomunicações e do INESC TEC, respetivamente, e de Jorge Oliveira, docente da Universidade Portucalense, o desafio vai focar-se na “deteção automática da presença de sopros a partir da análise de gravações de auscultação cardíaca”. 

“Equipas de investigadores de todo o mundo poderão participar neste desafio e propor diferentes soluções para desempenhar esta tarefa”, explica Francesco Renna.

À procura de sopros

Aos participantes “é pedido que projetem e implementem um algoritmo funcional e de código aberto que, com base apenas nos registos fornecidos e nos dados demográficos de rotina, possa determinar se algum sopro é audível nos registos de um paciente”, pode ler-se na página do desafio. 

Os algoritmos vão ser desenvolvidos e avaliados tendo em conta conjuntos de dados de gravações de auscultação cardíaca de mais que 1500 pacientes (maioritariamente crianças), recolhidas no âmbito de diferentes projetos de investigação liderados pelo Instituto de Telecomunicações, em colaboração com o “Círculo do Coração” em Recife, Brasil. Para estes dados contribuiu também Alípio Jorge,  docente da FCUP e investigador do INESC TEC. 

O grande objetivo é identificar a presença, ausência ou casos obscuros de sopros em registros de sons cardíacos coletados de vários locais de auscultação no corpo, usando um estetoscópio digital. 

Os vencedores do challenge deste ano serão anunciados na conferência de 2022 Computing in Cardiology, que terá lugar nos dias de 4 a 7 de setembro de 2022 em Tampere, Finlândia.