Decorreu, no passado dia 19 de abril, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a sessão de apresentação dos novos Conselhos Científicos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). E, dos 46 nomes apresentados, há a destacar a presença de sete investigadores/as e/ou professores/as da Universidade do Porto.

Entre os nomeados, o principal destaque vai para a escolha de Maria João Ramos, docente do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências (FCUP) e investigadora  do REQUIMTE, para assumir a coordenação do Conselho Científico das Ciências Exatas e da Engenharia (CCCEE).

Para além da recente vencedora do Prémio de Excelência Científica na U.Porto 2023, passa também a integrar o CCCEE o docente e investigador José F. Oliveira, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

A investigadora Maria João Ramos (FCUP/REQUIIMTE) é a nova coordenadora do Conselho Científico das Ciências Exatas e da Engenharia da FCT. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

São Luís Castro, professora catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) e coordenadora do Laboratório de Fala do Centro de Psicologia da U.Porto, vai por sua vez integrar o Conselho Científico das Ciências da Vida e da Saúde (CCCVS), juntamente com Salomé Pinho, investigadora e líder do grupo «Immunology, Cancer & GlycoMedicine» do  Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S)

Para o Conselho Científico das Ciências Naturais e do Ambiente (CCCNA) são dois os nomes nomeados. São eles o biólogo Henrique Miguel Pereira, investigador do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, InBIO Laboratório Associado da U.Porto), e Vitor Vasconcelos, professor catedrático da Faculdade de Ciências (FCUP) e presidente e investigador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da U.Porto.

Por fim, a Universidade estará também representada por dois investigadores no Conselho Científico das Artes, Humanidades e Ciências Sociais (CCAHC) da FCT. A este órgão juntam-se então André Tavares, investigador do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura (CEAU-FAUP), e Sofia Miguens, Professora Catedrática no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras (FLUP) e investigadora no Instituto de Filosofia da U.Porto.

A apresentação dos novos Conselhos Científicos da FCT teve lugar no Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e contou com a presença da ministra Elvira Fortunato e do Conselho Diretivo da FCT. (Foto: DR)

Sobre os Conselhos Científicos da FCT

Os Conselhos Científicos são órgãos consultivos de apoio ao Conselho Diretivo da FCT, com um papel relevante ao nível de aconselhamento estratégico e recomendações sobre o desenvolvimento, implementação e adequação de programas de apoio à ciência e tecnologia em diferentes domínios científicos.

Os conselhos reúnem um total de 46 membros que cobrem as diferentes áreas do conhecimento e incluem elementos da comunidade científica nacional, bem como investigadores portugueses afiliados em instituições estrangeiras.

Na sua constituição é ainda tida em consideração a diversidade institucional, geográfica e o equilíbrio de género.