No passado dia 25 de setembro, a equipa de investigadores do projeto ATLANTIDA, que inclui elementos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), saiu da embarcação “Del Mar” com um sentimento de dever cumprido. Ao longo do último verão a equipa realizou com sucesso toda uma campanha de amostragem e recolha de dados oceanográficos nas águas do Mar Territorial português, desde Espinho até Caminha.

A campanha excedeu as expectativas, com mais pontos de amostragem implementados do que os inicialmente previstos. No total, os investigadores conseguiram realizar 32 estações de amostragem, das quais resultou a recolha de dados que permitirão aprofundar o estudo das águas marinhas do Norte de Portugal

Os dados recolhidos incluem perfis oceanográficos para avaliação dos parâmetros físico-químicos ao longo da coluna de água, mas também amostras de água para caracterização de comunidades microbianas e de fitoplâncton, recolha de registos da paisagem acústica do local e amostragem de cetáceos – golfinhos e baleias – através da monitorização visual e acústica de ocorrência, foto-identificação, recolha de amostras biológicas).

Adicionalmente, foram realizadas amostragens para o estudo dos microplásticos nestas águas.

Na pista dos cetáceos

Para além dos trabalhos realizados nesta primeira campanha de monitorização, foi ainda possível fazer uma série de saídas de curta duração, entre Leça da Palmeira e Vila Nova de Gaia, planeadas essencialmente para o estudo dos cetáceos.

No total, os investigadores tiveram encontros privilegiados com 41 grupos de golfinhos, sendo o golfinho-comum o mais avistado e facilmente distinguido pela mancha amarela que exibe no flanco lateral, e pelo seu comportamento aéreo exuberante.

Para além do espetáculo ímpar, estes encontros permitiram recolher diversas amostras biológicas destes seres vivos. “Para além dos registos fotográficos e de ocorrência, conseguimos ainda recolher pequenas amostras de tecido e do sopro dos golfinhos. Todas estas amostras irão dar-nos informações fundamentais para melhor entender estes animais, estudar o seu estado e saúde populacional, e otimizar os métodos de monitorização”, explica Mafalda Correia, investigadora do Projeto ATLANTIDA.

Atualmente em implementação por investigadores de todo o consórcio UNorte.pt (Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o projeto ATLANTIDA pretende desenvolver uma plataforma para a monitorização do oceano Atlântico Norte e ferramentas para a exploração sustentável dos recursos marinhos.

O projeto é cofinanciado em cerca de 3 milhões de euros pelo Programa Operacional Regional do Norte (NORTE2020), Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.