termografia-300-200Foi apresentado esta quinta-feira, dia 10 de novembro, durante o XXV Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas que decorre na Exponor, em Matosinhos, o livro “Termografia, Imagem Médica e Síndromes Dolorosas”, da autoria dos investigadores da Universidade do Porto Joaquim Gabriel (FEUP), Catarina Aguiar Branco (FMDUP), Afonso Pinhão Ferreira (FMDUP), Clara Ramalhão (ICBAS), Ricardo Vardasca (FEUP/INEGI) e Miguel Pais Clemente (FMDUP).

Trata-se de um livro técnico que dá a conhecer a termografia como modalidade de imagem médica disponível para utilização clínica, com aplicações em diversas áreas (ilustradas ao longo da obra), nomeadamente no diagnóstico e acompanhamento de síndromes dolorosas. É fruto da experiência adquirida ao longo de 10 anos de trabalho sobre esta temática, baseada em referências científicas e protocolos standard de captura e análise das imagens de termografia.

Escrita por médicos, dentistas e engenheiros, a obra apresenta uma abordagem multidisciplinar alargada, incluindo casos clínicos com aplicações de termografia em diversas áreas da saúde.

Para uma melhor compreensão dos conteúdos e ajuda à interpretação das imagens térmicas, incluíram-se noções de anatomia e fisiopatologia da dor, além de noções sobre os fenómenos fisiológicos associados às alterações da temperatura periférica e ainda os princípios da física e procedimentos para a captação de imagens térmicas.

Editado pela Lidel, “Termografia, Imagem Médica e Síndromes Dolorosas” é um livro de grande interesse para diversas áreas de saúde, nomeadamente medicina física e de reabilitação, medicina dentária, estomatologia, otorrinolaringologia, ortopedia, cirurgia plástica e também para os profissionais de desporto.