O projeto Active Algae, liderado por  quatro investigadores do CIIMAR — Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e apoiado pelo programa Sherpa do Mar, está a ir mais longe na investigação das capacidades das microalgas, através do desenvolvimento de novos produtos e ingredientes funcionais paras as indústrias cosmética e cosmecêutica.

As microalgas são conhecidas pelas suas propriedades anti-inflamatórias, antienvelhecimento e antioxidantes. O objetivo da equipa de investigação do CIIMAR passa por, a curto prazo, selecionar uma microalga que combine os vários elementos que consideram importantes para um produto final. Isto enquanto procuram, no futuro, alcançar um portefólio de vários produtos (extratos e biomassas), com base em mais do que uma microalga rara, cujas propriedades funcionais respondam às necessidades da indústria.

O Active Algae é um dos mais de 50 projetos presentes no catálogo de ideias do Sherpa do Mar, uma plataforma entre a Galiza e o Norte de Portugal para promover a competitividade no campo marinho-marítimo através da promoção de empresas de base tecnológica. A UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U. Porto faz, também, parte da iniciativa.

“A mentoria é aquilo que destaco mais no Sherpa do Mar, porque temos tido oportunidade de debater e, muitas vezes, sermos mesmo guiados pelos nossos mentores”, refere Pedro Leão, um dos investigadores envolvidos no Active Algae, que destaca ainda “o acesso a um conjunto de formações/workshops via UPTEC” como uma grande-mais valia do programa ibérico.

Os projetos interessados em juntar-se ao catálogo de ideias do Sherpa do Mar podem contactar a UPTEC, através do email [email protected].