Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) confirmaram a presença de um exemplar de lobo ibérico em Espanha, na vizinha Extremadura, o que marca o regresso desta espécie ameaçada àquela região. 

A equipa da U.Porto, constituída por Paulo Célio Alves, também docente do departamento de Biologia da FCUP, João Queirós, investigador do CIBIO-InBIO, doutorado em Biodiversidade, Genética e Evolução pela FCUP, e Raquel Godinho (CIBIO-InBIO), fez uma análise genética a uma amostra de excrementos encontrada no nordeste da província de Cáceres, na região espanhola da Extremadura. 

Os resultados obtidos confirmam que pertence a uma fêmea de lobo-ibérico em idade reprodutiva. Trata-se de uma espécie de lobo do centro/norte de Espanha que é geneticamente diferente da portuguesa.

De acordo com o jornal espanhol “El diario”, já foram intensificadas as buscas para verificar ou descartar a presença do lobo naquela área e arredores, uma vez que não existiram outros indícios que comprovem a sua presença. O mesmo jornal indica ainda que não há, por agora, evidências de que esta presença seja estável. 

Na região da Estremadura não existe plano de recuperação do lobo, uma vez que o lobo ibérico é uma espécie protegida. Caso se confirme a presença do lobo na região, caberá à Junta da Extremadura acordar as medidas consideradas necessárias para a conservação e gestão da espécie.

A descoberta foi igualmente comunicada ao Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico espanhol, tendo em vista a sua inclusão no inventário da biodiversidade.

O CIBIO-InBIO integra o BIOPOLIS, Centro de Investigação de Excelência Europeia, que tem um protocolo para este tipo de trabalhos no âmbito do Projeto Interreg Biotrans.