Os investigadores Miguel Saraiva, Ana Amante, Teresa Sá Marques, Márcio Ferreira e Catarina Maia, do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), são os vencedores do prémio de “Melhor Artigo 2021” da Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia.

O artigo premiado intitula-se Perfis territoriais de criminalidade em Portugal (2009-2019) e propõe uma análise de base territorial à criminalidade da última década em Portugal.

“Na última década, a criminalidade em Portugal decresceu 21%. Contudo, a crise económica e o aumento das disparidades socio-territoriais acentuaram práticas criminais específicas e enfatizaram a importância da sua expressão territorial. (…). Nesse âmbito, a literatura aponta para a necessidade de conceber análises multivariadas e multi-escalares de base territorial que apoiem as políticas públicas”, apresenta o resumo do trabalho.

Neste contexto, a equipa de investigação procurou “contribuir para colmatar a insuficiente reflexão de cariz territorial, ao explorar as disparidades espaciais associadas à criminalidade da última década em Portugal”. Para tal, foi aplicada “uma análise multivariada para construir perfis integrados que permitem evidenciar e caracterizar territórios vulneráveis face à criminalidade, informando o planeamento urbano da necessidade de respostas mais articuladas e integradas”.

O prémio de “Melhor Artigo 2021 da Finisterra foi entregue a Miguel Saraiva primeiro autor do artigo e Professor Auxiliar do Departamento de Geografia da FLUP) no passado dia 25 de novembro, em Lisboa, numa sessão integrada na Lição Anual de 2022 da revista. O evento teve como convidada Julienne Stroeve, professora e investigadora em Retroações Clima – Gelo marinho na Universidade de Manitoba, Canadá.

Sobre a revista Finisterra

Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia publica textos inéditos dedicados à investigação em diversas vertentes da Geografia Física e Humana, Riscos Ambientais, Planeamento Regional e Local, Ordenamento do Território, Desenvolvimento Regional e Local, Ciências da Informação Geográfica, entre outros temas.

De acesso aberto imediato e gratuito, a Finisterra encontra-se indexada em diversas plataformas científicas, sendo o controlo de qualidade dos manuscritos submetidos efetuado através de um/a editor/a, uma comissão editorial e de, pelo menos, uma dupla, e cega, arbitragem por pares.