Vítor Oliveira, investigador da FEUP, é o organizador da obra. (Foto: DR)

Chama-se “Planeamento Urbano: Investigação, Ensino e Prática Profissional”, é um livro que conta com o contributo de vários investigadores da FEUP especialistas da área e vai ser apresentado publicamente no próximo dia 27 de novembro, às 18h30, na FNAC de Santa Catarina do Porto.

Organizado por Vítor Oliveira, investigador sénior do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o livro inclui textos da investigadora do CITTA Luísa Batista e dos investigadores e docentes Cecília Silva, Paulo Pinho e do docente do Departamento de Engenharia Civil Rui Azevedo. Colaboraram ainda nesta obra David Viana (Câmara Municipal do Porto) e Isabel Marias (Universidade Lusófona do Porto).

Uma “introdução à teoria, investigação e prática profissional de planeamento urbano” – assim se pode definir de forma resumida o livro que, através de uma série de contributos de especialistas nacionais, aborda um conjunto de temáticas fundamentais para o entendimento do que é hoje a atividade de planeamento urbano nas suas múltiplas dimensões.

Organizada em quatro partes distintas, a obra explora as diferenças fundamentais entre contextos não planeados e contextos planeados, discute questões que vão desde a forma e estrutura física da cidade até à acessibilidade e mobilidade urbanas e à problemática ambiental, sem esquecer as dialéticas crescimento vs desenvolvimento e planeamento vs gestão, terminando com a importância da avaliação da atividade de planeamento.

A apresentação da obra vai ser conduzida por Pedro Baganha, Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto

A entrada é livre e gratuita.