Os investigadores José António Correia e Tiago Ferradosa, do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), vão integrar o comité científico – nas áreas de Ciência dos Materiais e de Engenharia Subaquática, respetivamente – da próxima edição das Olimpíadas em Ciências da Engenharia (OES 2023). Este evento técnico-científico de promoção, divulgação e partilha de conhecimento em várias áreas da engenharia vai decorrer no próximo ano, na histórica cidade de Olímpia, na Grécia.

As funções dos chairs dos respetivos comités das OES passam pela avaliação dos trabalhos apresentados e ainda a liderança e participação nos júris que atribuem as medalhas olímpicas. Estas são atribuídas aos participantes cujo projeto se distinga dos pares pela sua qualidade e inovação técnico-científica.

“É uma honra recebermos esta nomeação, não só pela oportunidade de figurar entre painéis de elevada qualificação, mas por ser possível darmos o nosso contributo num evento que encoraja o espírito olímpico de dedicação, superação e qualidade de prestação a todos os níveis nas áreas de Engenharia”, avançam os dois investigadores da fEUP

As Olimpíadas em Ciências da Engenharia 2022 decorrem de 23 a 26 de maio do próximo ano.

Sobre José António Correia

Investigador do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da FEUP e do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Industrial (INEGI), José António Correia já integrou por diversas vezes a lista dos cientistas mais citados a nível mundial, elaborado anualmente por investigadores da Universidade de Stanford. Mais recentemente, foi distinguido com a Medalha Manson-Coffin IGF 2021.

Foi também considerado uma das personalidades académicas com maior impacto mundial no período de 2015-2021 em várias subáreas científicas da fadiga, tais como, curvas S-N, modelos de fadiga aplicado a materiais e detalhes estruturais, dano acumulado, pontes metálicas e ligações estruturais.

Sobre Tiago Ferradosa

Tiago Ferradosa tornou-se recentemente Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da FEUP, acumulando ainda funções de investigação no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR). Está também envolvido como responsável, corresponsável e membro de equipa em vários projetos de I&D relacionados com engenharia offshore e investigação em energias renováveis marinhas, tais como os projetos PROTEUS, ORACLE, POSEIDON, AquaBreak e SAILOR.

É ainda o atual o Presidente da Comissão Especializada em Água e Energia da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e é membro da Equipa de Liderança da Divisão Europeia da International Association for Hidro-Environment Engineering and Research.