O festival ocorre em simultâneo em centenas de cidades do Mundo. (Foto: DR)

Encontros com cientistas, à mesa de um bar e de cerveja na mão? Sim, é possível! Chama-se Pint Of Science (PoS) e é um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo. O festival regressa, pelo segundo ano consecutivo, a Portugal e vai decorrer no Porto entre os dias 20 e 22 de maio.

A ideia passa por criar um ambiente informal onde investigadores são convidados a apresentar os seus projetos em bares, de uma forma simples e acessível, para que a ciência se torne inclusiva e seja compreendida entre todos.

Luís Paulo Reis, Gilberto Bernardes e Joana Maia Moreira Dias, docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Inês Salselas, alumna da instituição, e Rita Ruivo Marques, investigadora do LSRE-LCM, são alguns dos oradores que vão marcar presença no evento.

“Cabecinha pensadora” (neurociências e psicologia), “Com pés e cabeça” (saúde e corpo humano) e “Ter muita lata” (engenharia, robótica e computadores) são alguns dos temas que vão ser abordados no festival.

O evento ocorre anualmente durante 3 dias no mês de maio e, em simultâneo, em centenas de cidades do Mundo. Em 2018, o PoS decorreu pela primeira vez em Portugal mobilizando mais de 500 pessoas.  Este ano, 3 novas cidades – Aveiro, Braga e Bragança – juntam-se a Lisboa e Porto para acolher o festival. No total contra com cerca de 114 oradores provenientes de 6 áreas de investigação distintas.

A participação é sujeita a inscrição e cada sessão tem um custo de 2,5 euros.

Mais informações aqui.

Sobre o Pint Of Science

O Pint of Science nasceu em 2012, quando dois investigadores britânicos – Michael Motskin e Praveen Paul – decidiram organizar um evento entre cientistas e pessoas com doenças neurológicas, para que investigadores partilhassem com o público os seus projetos de investigação. O evento foi de tal forma impactante que inspirou, assim, a criação do Pint of Science, um festival de ciência para a sociedade.