Livro explica o universo da indústria dos perfumes e das fragrâncias, bem como o seu processo de desenvolvimento.

Ao longo de mais de uma década, uma equipa de investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) embrenhou-se no estudo dos perfumes de forma a compreender o funcionamento da indústria e mercado de fragâncias e perfumaria. Agora, é o resultado desse trabalho que é partilhado com a comunidade em “Perfume Engineering: Design, Performance & Classification”, um livro da autoria de Miguel Teixeira, Oscar Rodríguez, Alírio Rodrigues (investigadores do laboratório associado da FEUP LSRE – Laboratório de Processos de Separação e Reação), Paula Gomes e Vera Mata (antigas estudantes da FEUP e atualmente empresárias na i-sensis).

Recentemente publicada pela Elsevier, esta obra apresenta informações generalistas sobre a indústria dos perfumes e das fragrâncias e do seu processo de desenvolvimento, combinadas com muita informação técnica relativa ao design, performance e classificação de fragrâncias. Entre os principais tópicos do livro, estão a aplicação da Engenharia do Produto na indústria do perfume, abordando por exemplo, o mercado de sabores e aromas ou, ainda, a importância da escolha de matérias-primas, da evaporação e da difusão de fragâncias para a performance do produto. Quanto à classificação de perfumes, os leitores podem conhecer o “Radar de Perfumes”, que explica a perceção e classificação de odores e perfumes.

Destinado aos profissionais de áreas relacionadas com a perfumaria, empresas de aromas e fragrâncias e a engenharia química, o livro apresenta vários resultados experimentais e teóricos, expostos gráfica e visualmente. Os autores afirmam que é possível encontrar informações sobre a arte da perfumaria e modelos psicofísicos para a perceção sensorial em outras bibliografias, no entanto, a obra que lançaram agora tem a vantagem de apresentar a vertente tecnológica que estava a faltar nos livros já existentes.

“Grande parte do nosso livro contempla novos modelos de previsão da performance de fragrâncias e a classificação das mesmas com o Radar dos Perfumes, a par com resultados experimentais para a sua validação, fazendo assim, o ´link´ entre as duas partes (algo que a indústria não costuma mostrar)”, destacam os investigadores da FEUP.

O livro é então o resultado do trabalho de investigação desenvolvido no LSRE sob a direção do professor Alírio Rodrigues durante os últimos treze anos e iniciado com o pós-doutoramento de Vera Mata. O projeto envolveu duas bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento, atribuídas a Miguel Teixeira e a Paula Gomes, para além de um projeto nacional financiado e contratos “Ciência” a dois investigadores. Alguns estudantes que passaram pela FEUP ao abrigo dos programas ERASMUS e Ciências sem Fronteiras também tiveram a oportunidade de receber formação nesta área de estudo.