Numa altura em que se fala numa nova missão espacial à Lua, um consórcio europeu, no qual participa a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a levar a cabo um projeto que pretende despertar o interesse para esta temática nos estudantes do ensino superior.

No âmbito do projeto europeu GeoPlaNet, os investigadores vão desenvolver tecnologias inovadoras no ensino das Geociências Planetárias e Astrofísica.

“Através de atividades formativas e de divulgação, pretende-se cativar o interesse e a curiosidade dos estudantes de licenciatura e pós-graduação em Geociências Planetárias e Astrofísica pela temática da exploração espacial, com foco especial nas próximas missões espaciais”, conta o docente do Departamento de Física e Astronomia (DFA) da FCUPManuel Salgueiro Silva.

Para isso, acrescenta, serão utilizadas, por exemplo, “ferramentas “de aprendizagem cooperativa e tecnologias de Realidade Virtual para visualização 3D e análise de superfícies planetárias”.

O papel da FCUP

A equipa da FCUP, na qual participa a também docente do DFA, Teresa Seixas, vai ser responsável pela conceção de um inquérito sobre metodologias de ensino e avaliação inovadoras adotadas em cursos de Geociências Planetárias e de Astrofísica das instituições do consórcio GeoPlaNet.

A FCUP vai também juntar-se à Universidade de Coimbra, parceira neste projeto, para dinamizar um workshop dedicado às Ciências e Tecnologias para o Espaço. O objetivo é desenvolver formação avançada no domínio da exploração espacial.

O GeoPlaNet, que arrancou em setembro deste ano, foi selecionado no âmbito do programa Erasmus + Parcerias Estratégicas 2020, tendo obtido um financiamento europeu de 263 416 euros.

Este projeto europeu, que decorre até 2023, é liderado pelo Laboratório de Planetologia e Geodinâmica, do Departamento de Ciências da Terra e do Universo da UFR (Unidade de Formação e Investigação) de Ciências e Tecnologia da Universidade de Nantes. Para além da FCUP e da Universidade de Coimbra, são parceiros da Universidade de Nantes são as Universidades de Padova e Gabriele d’Annunzio de Chieti-Pescara, em Itália, além de uma parceira industrial: VR2Planets (Nantes), especializada no desenvolvimento de realidade virtual para exploração espacial.