Os investigadores Luís Pinto da Silva e Diana Fernandes, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), integram a lista de Outstanding Peer Reviewers que acaba de ser publicada pela prestigiada Royal Society of Chemistry.

Os dois investigadores estão entre os 500 selecionados – de uma lista de mais de 51,000 peer reviewers de 120 países – que se destacaram pela sua colaboração com as várias revistas científicas da mais importante ordem profissional dos químicos no Reino Unido, ao longo de 2022.

Luís Pinto da Silva, docente do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP e investigador no Centro de Investigação em Química da U.Porto (CIQUP), está entre os 23 Outstanding Peer Reviewers da revista Chemical Communications. Esta é a segunda vez que o jovem cientista formado na FCUP é destacado pela Royal Society of Chemistry depois de, em 2021, ter integrado a lista de Outstanding Reviewers do Journal of Materials Chemistry B.

Já Diana Fernandes, investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde – LAQV-REQUIMTE na FCUP, na área da electroquímica, foi uma das distinguidas pela revista Sustainable Energy & Fuels

Sobre a Royal Society of Chemistry

Fundada em 1980, a Royal Society of Chemistry (RSC) é uma sociedade científica e profissional britânica, que tem como objetivo “incentivar as ciências químicas” no Reino Unido. A sua missão inclui o apoio à investigação científica, através da publicação de revistas científicas e livros, bem como da promoção de conferências, seminários e workshops nas diversas áreas da química.

A RSC é também a ordem profissional dos químicos no Reino Unido, sendo responsável pela concessão do estatuto de químico profissional (Chartered Chemists ou CChem) aos candidatos qualificados.