Hélder Oliveira e Ricardo Diasinvestigadores do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), venceram o prémio de melhor comunicação em poster apresentada na International Conference on Polyphenols and Health 2019, que se realizou recentemente na cidade de Kobe, no Japão.

Os trabalhos apresentados por Hélder Oliveira, com o título “New insights on the bioavailability of anthocyanins: from structural role to molecular mechanisms” e Ricardo Dias, com o título “From chemistry to biological implications of polyphenols in Celiac Disease” foram premiados com 20 mil ienes japoneses (cerca de 160 euros).

O evento, que contou com mais de 500 participantes, fez parte da Food Factor Week, que decorreu entre 28 de novembro e 1 de dezembro, no Kobe Convention Centre.

Sobre os premiados

Licenciado e mestre em Bioquímica pela U.Porto (Faculdade de Ciências e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar), Hélder Oliveira é é doutorado em Química Sustentável pela FCUP e atual investigador no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE)

Um percurso em tudo semelhante ao de Ricardo Dias, também ele licenciado e mestre em Bioquímica. Atualmente, é bolseiro do doutoramento em Química Sustentável no LAQV-REQUIMTE.