Ciclo de conferências decorre no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

As investigadoras do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) Ana Cristina Santos, Andreia Oliveira e Susana Silva, foram selecionadas para o Programa “Investigador FCT 2015”, uma iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que visa a atribuição de financiamento por cinco anos aos mais talentosos e promissores cientistas, em todas as áreas científicas e nacionalidades.

Criar condições para o estabelecimento de líderes científicos em Portugal é o objetivo deste programa. Até 2016, a FCT pretende garantir o recrutamento de 1 000 investigadores excecionais até 2016, para desenvolvimento de linhas de investigação inovadoras, em centros de investigação portugueses.

Lançado em 2012, o programa apoia investigadores pós-doutorados que pretendam estabelecer-se como investigadores independentes, e investigadores já independentes, com mérito curricular comprovado, que desejem consolidar a sua carreira e estabelecer liderança nas suas áreas de investigação. Até à data, 597 investigadores FCT foram selecionados.

O Programa centra-se no investigador/a e no seu projeto de investigação. O principal critério de avaliação é a excelência científica: do percurso de investigação do candidato, da sua carreira e da sua proposta de investigação.

Fonte: ISPUP