As investigadoras do Instituto de Investigação e Inovação em Saúda da Universidade do Porto (i3S) Rosário Monteiro e Maria João Martins lançaram recentemente um livro denominado «Understanding Obesity: From its Causes to Impact on Life», no qual desconstroem e explicam os fatores que contribuem para a obesidade.

Nesta obra, são então abordadas desde causas sociais e comportamentais da obesidade, passando por fatores anteriores ao nascimento, pelos poluentes a que estamos expostos ao longo da vida e pelas bactérias que vivem no nosso intestino, até ao que comemos e aos mecanismos fisiológicos para gastarmos ou acumularmos a energia obtida através da alimentação.

Rosário Monteiro tirou primeiro o curso de Nutrição e depois o de Medicina e está agora a concluir a especialidade em Medicina Geral e Familiar. Maria João Martins é Bioquímica. Ambas são professoras auxiliares na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), integram a Unidade de Bioquímica do Departamento de Biomedicina da FMUP, fazem investigação no grupo do i3S «Metabolismo, Nutrição e Endocrinologia», liderado por Raquel Soares, e classificam este livro como um “grande desafio”.

“São 17 capítulos que abordam a obesidade sob várias perspetivas, com informações médicas (fisiologia adiposa e diferentes condições de doenças relevantes para a obesidade), questões educacionais, sociais e psicológicas que consideramos centrais no atendimento de pacientes com obesidade, e as informações mais recentes sobre as opções de tratamento da obesidade (incluindo opções médicas, farmacológicas e cirúrgicas), assim como impacto da alimentação e atividade física”, explicam as autoras.

O livro certo na altura certa

Capa do livro (clicar para aumentar)

Para Rosário Monteiro, o livro agora publicado é particularmente pertinente numa altura em que a prevalência da obesidade continua a aumentar a nível mundial e também em Portugal e em faixas etárias cada vez mais jovens. “Apesar de se reconhecer a obesidade como um problema, dedicamos pouco tempo e recursos a preveni-la ou tratá-la. Os serviços de saúde e a própria formação médica debruçam-se mais sobre as consequências da obesidade (como as doenças cardiovasculares e a diabetes) e perde-se a oportunidade de atuar numa fase mais precoce da história natural da doença em que se conseguiriam potencialmente mais ganhos em saúde e um menor impacto socio-económico da obesidade e das doenças associadas”, explica a autora.

A investigadora espera, por isso, “que este livro possa alertar e informar para a necessidade de olhar para a obesidade como uma doença cuja abordagem deve estar entre as nossas prioridades e possa contribuir para habilitar profissionais de saúde para essa atuação”.

Maria João Martins, por seu lado, salienta a «necessidade de (mais) financiamento na realização de ações de formação em todos os níveis de escolaridade, de modo a que este assunto possa ser conhecido e abordado desde idades mais precoces e de forma sistemática».

Este livro, sublinha ainda Rosário Monteiro,  “ferramenta valiosa para educadores, professores e investigadores na área biomédica e para profissionais de saúde de forma transversal, por exemplo médicos de família, endocrinologistas, nutricionistas e enfermeiros, mas também para decisores na área da saúde e noutros contextos profissionais que procuram um entendimento abrangente sobre as causas e consequências da obesidade e formas de a abordar”.

Editado pela editora Bentham Books e a publicação, o livro conta ainda com a contribuição de especialistas de várias áreas e de diferentes instituições nacionais, incluindo a FMUP, a Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), o o Instituto de Saúde Pública da U.Porto (ISPUP) e o CINTESIS.