As investigadoras Ana Clarinda Cardoso e Joana Sequeira, do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), foram recentemente distinguidas com o Prémio Enrique Fernández Peña de Historia de la Contabilidad 2020. Trata-se do galardão atribuído anualmente pela Asociación Española de Contabilidad y Admnistración de Empresas (AECA) ao melhor trabalho sobre história da contabilidade do ano, da autoria de investigadores da Península Ibérica.

O artigo premiado foca-se nos registos contabilísticos de Michelle da Colle, um mercador toscano que viveu em Lisboa nos anos 60 do século XV. Neste estudo, publicado no n.º 1 do volume 17 da revista De Computis, as investigadoras da FLUP demonstram de que modo os livros de contas de da Colle incorporam as características do método das partidas dobradas, um sistema sintetizado em 1494 por Luca Pacioli – considerado o pai da contabilidade moderna – e que representou uma verdadeira revolução na forma de organização das contas.

Alguns indícios apresentados pelas autoras sugerem ainda que a “convivência próxima de mercadores italianos e portugueses poderá ter influenciado a adoção do método digráfico por parte destes últimos”.

“Foi uma surpresa para nós verificar que os livros de contas que tínhamos em mãos, iguais a tantos outros que se podiam encontrar no Arquivo Salviati de Pisa, eram um grande achado para a história de Portugal, uma vez que mostravam que o exercício da contabilidade em partida dobrada se fazia no nosso país cerca de 300 anos mais cedo do que aquilo que anteriormente se pensava”, explicam Ana Cardoso e Joana Sequeira.

“Gratificante perceber que o nosso trabalho é apreciado”

Concedido desde 1995, o Prémio Enrique Fernández Peña de Historia de la Contabilidad premeia anualmente o trabalho sobre história da contabilidade, redigido por autores ibéricos, que os membros do júri entendam ter sido o mais destacado e aquele que maior contributo trouxe à disciplina.

“Para nós, enquanto historiadoras, investigadoras da área das Ciências Sociais, é particularmente gratificante perceber que o nosso trabalho é apreciado e reconhecido por académicos da área da Contabilidade e da História da Contabilidade”, reconhecem as vencedoras deste ano.

A entrega do prémio decorreu no passado dia 18 de setembro, no âmbito do XIX Encuentro Internacional AECA “Contabilidad, Gestión y la Agenda 2030”, realizado este ano em formato online.

Sobre as autoras

Ana Clarinda Cardoso é Mestre em Estudos Medievais pela FLUP e bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), integrada no CITCEM/FLUP e no CHAM – Centro de Humanidades, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e da Universidade dos Açores.

Atualmente, prossegue os estudos sobre livros de contabilidade toscanos, com um projeto de doutoramento intitulado “A Companhia Neroni-Salviati de Pisa e as relações comerciais com a Península Ibérica (1454-1470)”.

Joana Sequeira é Doutora em História e investigadora doutorada de nível inicial do CITCEM/FLUP. Especializada em estudos de história económica medieval, foi membro do projeto internacional ENPrESA (Entreprise, Négoce et Production en Europe (XVe- XVIe siècles). Les compagnies Salviati), no âmbito do qual desenvolveu o seu projeto de pós-doutoramento, intitulado “A companhia Salviati-Da Colle na Lisboa do século XV: empresa, negócio e produção”, financiado pela FCT.

É atualmente Investigadora Co-Responsável do projeto MedCrafts – Regulamentação dos mesteres em Portugal nos finais da Idade Média, séculos XIV-XV, financiado igualmente por fundos nacionais através da FCT.