SofiaVilelaISPUP

Trabalho de Sofia Vilela centra-se no estudo dos comportamentos alimentares das crianças.

Sofia Vilela , investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), é a vencedora da edição de 2013 do Prémio da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE) que reconhece o melhor trabalho de investigação em epidemiologia (populacional, clínica ou translacional) realizado em Portugal e publicado ou aceite para publicação no ano transato.

A investigadora do ISPUP é congratulada pela publicação Association between energy-dense food consumption at 2 years of age and diet quality at 4 years of age (um trabalho partilhado com os investigadores Andreia Oliveira, Elisabete Ramos, Pedro Moreira, Henrique Barros, Carla Lopes).

O estudo teve como objetivo avaliar a associação entre o consumo de alimentos com alta densidade energética aos dois anos de idade e a qualidade do consumo de alimentos e da dieta aos quatro anos de idade. A amostra incluiu 705 crianças avaliadas aos dois e aos quatro anos de idade, como parte da coorte de nascimentos de base populacional Geração XXI (Porto, Portugal). Os dados sobre os fatores sociodemográficos e estilo de vida de crianças e mães foram recolhidos através de entrevistas presenciais, e o peso e a altura das crianças foram medidos por profissionais treinados.

Com base no Questionário de Frequência Alimentar, foram definidos quatro grupos de alimentos com alta densidade energética: refrigerantes; doces; bolos; snacks salgados. Posteriormente foi desenvolvido um índice de alimentação saudável, utilizando as recomendações alimentares da Organização Mundial de Saúde para crianças com 4 anos de idade. As conclusões revelam que o consumo de alimentos com alta densidade energética em idades jovens está negativamente associado com a qualidade da dieta das crianças, alguns anos depois.

O Prémio atribuído a Sofia Vilela consistiu na atribuição de um valor pecuniário de 1500 euros e inscrição no IX congresso da APE, que decorreu de 3 a 5 de setembro de 2014, em Alicante, Espanha.