Joana Madureira, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), venceu o prémio de Best Scientific Presentation atribuído no âmbito do 20th International Symposium on Environmental Pollution and its Impact on Life in the Mediterranean Region, que decorreu nos dias 26 e 27 de outubro.

O prémio foi atribuído pela Mediterranean Scientific Association of Environmental Protection (MESAEP) ao trabalho Age-related dose deposition of particulate matter in human respiratory tract: findings from a birth cross-sectional study in Portugal”. Nele, Joana Madureira mostra que a exposição continuada à matéria particulada, um dos poluentes do ar mais preocupantes em termos de saúde pública, no interior das casas, pode vir a representar riscos para a saúde, nomeadamente a das crianças.

O trabalho, realizado no âmbito do projeto internacional NeoGene, coordenado pela investigadora Carla Costa do ISPUP e do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Porto (INSA-Porto), inclui dados de dois artigos científicos originais já publicados. O estudo contou ainda com a colaboração de outros investigadores do INSA-Porto e da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

“Este é um reconhecimento internacional muito importante que reflete a nossa capacidade científica, bem como o potencial para desenvolver ciência de alta qualidade e competitiva internacionalmente”, considera Joana Madureira.

A investigadora acrescenta que “o prémio foi recebido com enorme honra, muito orgulho e grande entusiasmo, em particular, nestes tempos tão complicados e adversos que atravessamos”.