A investigadora Elisabete Ramos, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), tomou posse no passado dia 16 de setembro, como Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia (APE) para os próximos três anos (2020-2022).

A também professora da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) é a primeira mulher a desempenhar o cargo nos mais de 30 anos de existência da associação que representa cientificamente os epidemiologistas a nível nacional.

Elisabete Ramos, que sucede no cargo a Jorge Torgal, acredita que “a pandemia de COVID-19 veio dar mais visibilidade ao trabalho dos epidemiologistas” e que “a ação da APE e dos seus associados sairá ainda mais reforçada”.

Criada em 1988, a APE conta com cerca de 250 epidemiologistas inscritos. A missão da associação passa por “promover o estudo, a discussão e a divulgação da problemática da aplicação e do progresso da Epidemiologia na perspetiva de desenvolvimento das ciências da saúde”.

Sobre Elisabete Ramos

Licenciada em Ciências da Nutrição (1997) pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), Elisabete Ramos é mestre (2001) – com especialização em Epidemiologia,- e doutorada (2006) em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da U.Porto.

Docente da FMUP desde 2007, integra atualmente a Comissão Científica do Mestrado em Educação para a Saúde.

Autora de perto de 100 publicações científicas em revistas internacionais. tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, na sua maioria na área dos determinantes comportamentais em saúde, nomeadamente os relacionados com a obesidade.

A sua investigação tem incidido no estudo da dinâmica da adiposidade entre a adolescência e a idade adulta.