Elodie Lopes, investigadora do INESC TEC e estudante do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Elodie Lopes recebeu uma menção honrosa pela sua participação no 34.º Encontro Nacional de Epileptologia, que decorreu nos dias 11 e 12 de março, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto, e que reuniu a comunidade científica e médica desta área da Neurologia.

A apresentação premiada na categoria de melhor apresentação oral tem como título Características Ictais e Interictais dos Local Field Potentials do Núcleo Anterior do Tálamo em Doentes com Epilepsia e Estimulação Cerebral Profunda Crónica”, e aborda um tema muito raro nesta área científica. Falamos do registo e estudo de biossinais de crises epiléticas recolhidos das profundezas do cérebro – de uma área chamada os “gânglios da base”- e que estão a começar a ser investigados como alvos terapêuticos para terapias de estimulação cerebral profunda para esta patologia neurológica.

Neste estudo, Elodie Lopes verificou que a análise desse sinal pode levar a uma deteção de crises epiléticas de forma precoce. Um resultado que abre uma janela de possibilidades ao desenvolvimento de um sistema de estimulação “closed-loop”, em que o neuroestimulador é treinado para libertar corrente elétrica na vizinhança temporal de uma crise, salvaguardando assim a bateria do estimulador e diminuindo os efeitos indesejáveis de uma estimulação crónica para o paciente que é atualmente usada.

Para Elodie Lopes, esta menção honrosa demonstra o valor da” simbiose entre o universo médico e da engenharia” e as vantagens que esta união pode trazer para alcançar melhores resultados clínicos em epilepsia.

Durante o Encontro, foram abordados diversos temas relacionados com Epilepsia e Sono, nomeadamente a importância do sono na definição da zona epileptogénica e os distúrbios do sono como comorbilidade ou diagnóstico diferencial de crises epiléticas.