A investigadora Susana Santos, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), conquistou recentemente uma bolsa no valor de 24 mil euros para desenvolver um projeto inovador que visa criar biomateriais para tratar lesões da coluna, mais especificamente para melhorar a fusão vertebral.

A bolsa «ON Pilot Grant Spine 2021» é atribuído pela ON Foundation, uma organização internacional independente que apoia o desenvolvimento de tratamentos de regeneração de tecidos ortopédicos com o objetivo de ajudar os clínicos com novas soluções e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A fusão permanente de duas ou mais vértebras da coluna é uma cirurgia utilizada no tratamento de patologias da coluna relacionadas com a sua instabilidade ou deformidade. Para promover a fusão óssea, é utilizado um enxerto ósseo, de preferência do próprio paciente, mas este procedimento tem desvantagens importantes, pois cria uma lesão no local onde o osso é colhido, o que pode provocar complicações, incluindo dor.

“É necessário, por isso, desenvolver novos biomateriais que auxiliem a fusão da coluna, sem necessidade de utilização de enxertos ósseos. É precisamente isso que pretendemos fazer»”, explica Susana Santos.

Denominado «EVS4Fusion», o projeto agora premiado vai ser desenvolvido por uma equipa de investigadores do grupo «Microenvironments for New Therapies» do i3S, constituída por Susana Santos, Mário Barbosa e Maria Inês Almeida. “O nosso objetivo é provar que é possível utilizar vesículas extracelulares na funcionalização de biomateriais para a regeneração de tecidos, neste caso particular, do osso”, conclui a investigadora.