A professora e investigadora Sofia Marques da Silva, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), foi distinguida, no passado dia 28 de outubro, com o Prémio CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território 2021, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos.

Criado em 2017, este galardão – no valor de 1750 euros – tem como objetivo “distinguir trabalhos, projetos de investigação e outras iniciativas que revistam uma dimensão inovadora, contribuam para divulgar estudos, experiências e boas práticas que concorram para reforçar a coesão, a cooperação e a competitividade dos territórios fronteiriços e de baixa densidade”.

Sofia Marques da Silva, que é também investigadora e membro da direção do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP, foi premiada na categoria de “Investigação: Territórios e sociedades em tempo de mudança”, pelo projeto “Jovens que regressam: motivações e investimento em regiões de baixa densidade após formação no Ensino Superior”.

Atualmente em curso, este projeto exploratório – com a duração de um ano – tem como principal objetivo compreender o que leva jovens que tiveram experiência de estudar no Ensino Superior em zonas centrais e urbanas a regressarem às suas regiões de origem. Por outro lado, pretende-se “estudar o modo como quem regressa organiza as suas vidas (trabalho, família, lazer, etc.)” e “como os movimentos de regresso podem constituir impulsos para novas formas de desenvolvimento regional”, lê-se na apresentação do projeto.

Para estudar estes fenómenos, a equipa liderada por Sofia Marques da Silva vai aplicar um questionário e entrevistas biográficas a um grupo de jovens e adultos que, após formação no Ensino Superior, tenham regressado às suas regiões de origem. As atividades previstas incluem também a análise de estatísticas para “confirmar tendências de mobilidade nos últimos 10 anos da população jovem”, bem como a realização de entrevistas a responsáveis políticos locais de modo a “recolher informação sobre políticas e iniciativas de suporte aos projetos de vida de quem regressa”.

Para além da investigadora da FPCEUP, a edição deste ano do Prémio CEI-IIT – Investigação, Inovação e Território distinguiu também o investigador João Almeida (bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia) na categoria de projetos e iniciativas inovadoras em “Inovação em territórios de baixa densidade”.

A sessão de entrega do galardão teve lugar na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na Guarda. (Foto: Município da Guarda)

Sobre Sofia Marques da Silva

Licenciada (2001), mestre (2004) e doutorada (2008) em Ciências da Educação Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto, Sofia Marques da Silva é Professora Associada da FPCEUP e membro integrado do CIIE, centro de investigação onde é responsável pela coordenação do grupo de Estudos Jovens, Educação, Diversidade e Inovação (JEDI).

No CIIE, tem desenvolvido investigação e publicado no campo da inclusão, juventudes e metodologias de investigação em educação. Mais recentemente, tem-se dedicado ao estudo de percursos educativos, sentimentos de pertença, escolas e comunidades resilientes em regiões de fronteira.

Coordenadora de vários projetos nacionais e internacionais, atuou como perita da rede NESET II (Social dimension of Education and Training) e é perita da EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency).

Entre 2017 e 2021 esteve envolvida na iniciativa Iniciativa Nacional Competência Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, tendo sido coordenadora adjunta e responsável pela coordenação de atividades em desenvolvimento no Eixo Inclusão, dedicado à inclusão digital de pessoas vulneráveis e à inclusão de género nas tecnologias digitais.

Sofia Marques da Silva desempenha atualmente o papel de vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) e de Conselheira do Conselho Nacional de Educação em representação da SPCE. É ainda a diretora da revista Ethnography & Education (Taylor&Francis/Routledge) e da revista Educação, Sociedade & Culturas (CIIE).