A Sociedade Portuguesa de Suicidologia (SPS) elegeu pela primeira vez uma psicóloga como presidente. Inês Rothes, investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), foi eleita para liderar a associação científica multidisciplinar no bienio 2023-2025.

A eleição ocorreu na assembleia eleitoral que aconteceu durante o XIX Simpósio da SPS, que teve lugar entre os dias 13 e 15 de abril, na própria FPCEUP. O evento, intitulado “Trabalhar em conjunto para prevenir o suicídio” contou com a presença de cerca de 400 participantes e pessoas convidadas de diferentes áreas, como psicologia, psiquiatria, medicina de saúde pública e medicina geral e familiar, jornalistas e elementos das forças de segurança, provenientes de várias regiões do país, incluindo Madeira e Açores.

Durante o simpósio, foi apresentada a Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio e os oito elementos do grupo nacional de trabalho responsável pela sua implementação, do qual a investigadora Inês Rothes é também membro.

A Sociedade Portuguesa de Suicidologia foi criada a 16 de dezembro de 2000, tendo como objeto social a atividade científica, cultural e social, o aperfeiçoamento humano, organizativo, técnico, ético e de formação, a investigação, promoção e educação para a saúde, a concepção e a execução de projetos no domínio do estudo e investigação do suicídio e condutas suicidas.