Ana Sofia Ferreira, Mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi a vencedora da sexta edição do Prémio APAV para a Investigação 2020.

Este prémio foi atribuído pelo trabalho “Análise linguística forense das Fichas de Avaliação de Risco em situações de violência doméstica”, resultante da dissertação realizada no âmbito do Mestrado em Linguística, apresentado publicamente na FLUP, em novembro de 2019.

No trabalho premiado, Ana Sofia Ferreira analisou as perguntas que integram as “Fichas de Avaliação de Risco” utilizadas em situações de violência doméstica, de modo a “verificar se apresentam alguns problemas linguísticos que possam afetar a sua eficácia”.

“Os atos de violência doméstica manifestam-se não só, mas também através da linguagem, nomeadamente aquando da apresentação de queixa à polícia e subsequente entrevista policial, o que faz com que as perguntas sejam um tópico relevante de pesquisa linguística”, refere a alumna da FLUP no resumo da tese.

Sobre o Prémio APAV

Promovido pelo sexto ano consecutivo pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, com o apoio da Fundação Montepio, o Prémio APAV para a Investigação é uma iniciativa que se destina a premiar trabalhos de investigação sobre temas ou problemas relacionados com a missão da associação: apoiar as vítimas de crime, seus familiares e amigos.

A cerimónia de atribuição do Prémio APAV para a Investigação 2020 realizou-se no passado dia 10 de dezembro, no auditório Atmosfera M, no Porto.

Ana Sofia Ferreira recebe o Prémio APAV para a Investigação 2020 na cerimónia de entrega realizada no Porto. (Foto: APAV)