Lucília Ribeiro (ao centro) conclui recentemente o doutoramento em Engenharia Química e Biológica na FEUP. (Foto: DR)

Lucília Ribeiro, Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e Investigadora Pós-Doc do Laboratório de Processos de Separação e Reação – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente distinguida pela Divisão de Catálise e Materiais Porosos da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) com o Prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Catálise – Ramôa Ribeiro 2018.

Intitulada “Catalytic conversion of lignocellulosic biomass by hydrolytic hydrogenation”, a tese da recém-doutorada em Engenharia Química e Biológica contou com a orientação dos docentes Fernando Pereira e José Melo Órfão, tendo sido desenvolvida no Laboratório Associado LSRE-LCM.

Lucília Ribeiro trabalha atualmente no campo da síntese de produtos de química fina de elevado valor a partir da conversão catalítica de biomassa lenhocelulósica. E foi também sobre esta temas que se debruçou na sua tese de Doutoramento, na qual obteva resultados que se encontram entre os melhores alguma vez obtidos para a valorização catalítica, quer de celulose quer de hemiceluloses, por um processo amigo do ambiente para a produção de sorbitol e xilitol. Uma realidade que aproxima esta tecnologia da possibilidade de implementação industrial, que é um dos principais objetivos no contexto de uma economia sustentável.

Fruto do prémio conquistado, a investigadora do Laboratório Associado LSRE-LCM apresentou uma comunicação oral na Sessão Ramôa Ribeiro, integrada no XXVI Congresso Ibero-Americano de Catálise, que se realizou no passado mês de setembro, em Coimbra.

O trabalho de doutoramento da Lucília Ribeiro já tinha sido distinguido em maio de 2018, pelo Grupo de Químicos Jovens da SPQ, com o Prémio PYCA 2018 – Portuguese Young Chemists Award.