A investigadora Clarice Martins, do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), acaba de ser distinguida com o INTUE Annual Award 2021, atribuído pela International Network of Time-Use Epidemiologists (INTUE).

O galardão que agora distingue a (também) antiga alumna da FADEUP reconhece, segundo a organização, o “enorme contributo para a epidemiologia do uso do tempo e as relevantes pesquisas acerca da associação entre composição dos comportamentos de movimento em 24h e desfechos em saúde em crianças e adolescentes”.

Para a investigadora, este prémio significa “o reconhecimento de um árduo trabalho colaborativo, envolvendo investigadores, estudantes e diferentes profissionais de quase uma dezena de instituições localizadas em diferentes partes do mundo”.

A premiada admite ainda que esta distinção “dá a motivação necessária para avançar na tentativa de traduzir os resultados das nossas investigações em ações concretas para a saúde das populações”.

Clarice Martins nasceu no Brasil há 42 anos, e foi estudante do mestrado em Ciências do Desporto e do doutoramento em Atividade Física e Saúde na FADEUP. Atual investigadora no CIAFEL, é ainda docente na Universidade Federal de Paraíba, no Brasil.

Sobre o INTUE

O INTUE é uma rede internacional que reúne mais de 200 investigadores da área da saúde pública e que tem como objetivos fortalecer a investigação colaborativa, conectar, comunicar, levantar questões e criar estratégias sobre a epidemiologia dos comportamentos de movimento (atividade física, comportamento sedentário e sono) ao longo do dia, de modo a promover o uso saudável do tempo em prol da saúde das populações.

Esta perspetiva integrada dos comportamentos de movimento é a conceção básica que fundamentou a elaboração das novas recomendações de atividade física e comportamento sedentário da Organização Mundial de Saúde (OMS).