Projeto vencedor foi desenvolvido por Ricardo Queirós no âmbito do doutoramento pela Faculdade de Ciências da U.Porto.

Ricardo Queirós, investigador do Centro para a Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, foi o vencedor da edição 2013 do Prémio Inovação Pedagógica em Ensino à Distância (PIPED).

Este prémio, instituído pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP), tem como objetivo distinguir docentes que apostam em estratégias pedagógicas inovadoras, recorrendo às Tecnologias da Informação e Comunicação, com aplicação no ensino à distância.

O prémio no valor de dois mil euros foi atribuído ao projeto Ensemble – Framework de e-Learning,  desenvolvido por Ricardo Queirós no âmbito do doutoramento. Trata-se de uma ferramenta conceptual que permite organizar redes de sistemas e serviços de e-learning, baseados em standards internacionais, de conteúdo e comunicação.

O enfoque do Ensemble está exclusivamente no processo de ensino-aprendizagem, designadamente na coordenação dos serviços pedagógicos que são típicos no quotidiano de professores e alunos nas escolas, tais como a criação, resolução, entrega e avaliação de exercícios.

O Prémio Inovação Pedagógica em Ensino à Distância (PIPED) foi atribuído na cerimónia comemorativa do 28º aniversário do IPP, no passado dia 13 de março de 2013.

Ricardo Queirós é licenciado em Informática pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e defendeu a tese de doutoramento em setembro de 2012, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Parte da sua atividade é dedicada ao ensino na Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão (ESEIG), do Instituto Politécnico do Porto. Ricardo Queirós desenvolve ainda, desde 2008, investigação científica no Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS), uma unidade de investigação associada do Laboratório Associado INESC TEC. As suas áreas de interesse incluem normas de E-Learning e interoperabilidade, processamento XML e integração de arquiteturas.