Romeu Mendes, investigador do ISPUP, está envolvido na campanha “Siga o Assobio”.

Romeu Mendes, investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), está envolvido na campanha “Siga o Assobio”. A iniciativa – coordenada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde (DGS), que tem como diretor-adjunto o investigador do ISPUP – pretende mostrar aos portugueses que a prática de atividade física pode ser fácil, acessível e entusiasmante.

Sabe-se que uma grande parte da população adulta Portuguesa tem dificuldades em integrar a prática de atividade física no seu dia a dia. Segundo o Eurobarómetro, a falta de tempo e de motivação são duas das principais razões apresentadas.

“Se tem entre 35 e 65 anos e acha que para praticar atividade física precisa de mais tempo, mais dinheiro, mais equipamento ou de estar em forma, então a campanha ‘Siga o Assobio’ é para si”. É este o mote da campanha que foi desenhada para marcar presença em vários órgãos de comunicação social nacionais e que arrancou no dia 19 de junho. O objetivo é usar os mass media para alcançar o maior número possível de pessoas e contribuir para influenciar atitudes e crenças, visando a mudança de comportamentos.

“As campanhas de mass media para a promoção da atividade física são consideradas pela Organização Mundial da Saúde um dos best buys no contexto do combate às doenças crónicas não transmissíveis como a diabetes, as doenças cérebro-cardiovasculares, alguns tipos de cancro, e a depressão”, refere Romeu Mendes.

Campanha “Siga o Assobio”, coordenada pelo Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde (DGS), que tem como diretor-adjunto o investigador do ISPUP.

Esta campanha faz parte de uma estratégia integrada da Direção-Geral da Saúde para aumentar os níveis de atividade física de um dos povos mais inativos da Europa, tendo como objetivos a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos portugueses. A campanha “Siga o Assobio”, em que o investigador esteve envolvido, foi construída sob os Princípios do Marketing Social para a Promoção da Saúde e é sustentada por um protocolo formal de avaliação de impacto. Os resultados preliminares da campanha vão ser apresentados no último trimestre de 2019.

A Campanha “Siga o Assobio” tem website próprio e o vídeo institucional da mesma, pode ser visualizado aqui.

#SigaOAssobio – a atividade física chama por si!