João Paulo Teixeira, coordenador do Grupo de Investigação em Epidemiologia Ambiental e Laboratorial membro integrado da Unidade de Investigação em Epidemiologia (EPIUnit) do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto ISPUP, foi recentemente eleito membro do Comité Executivo da EUROTOX. Trata-se da maior organização de toxicologistas e sociedades europeias de toxicologia, que representa cerca de 7 mil membros em toda a Europa e mais de 200 associados individuais em todo o mundo.

O investigador, que em 2018 passou a ser o único português a integrar o Grupo de Trabalho da Agência Internacional para a Investigação do Cancro da Organização Mundial de Saúde, revelou sentir-se “honrado com a eleição”. “Os desafios são muito grandes dado o papel determinante que a EUROTOX tem como organismo central para a definição de políticas científicas e quadros normativos na Europa”, refere.

“Com esta nova direção vamos continuar a consolidar o longo caminho percorrido pela EUROTOX desde a sua criação em 1962, ao afirmar-se como a voz das associações europeias, estimulando e apoiando estratégias integradas para a promoção da saúde global”, remata o o também docente convidado da Faculdade de Medicina (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da U.Porto.

Enquanto membro do comité executivo da EUROTOX, João Paulo Teixeira assume ainda a coordenação da secção de Toxicologia da Sociedade Portuguesa de Farmacologia (SPF), cargo que irá desempenhar em paralelo ao de Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Toxicologia (APTox).

Com este nomeação, a U.Porto reforça o seu papel – e o de Portugal – na liderança da EUROTOX, organismo que é presidido, desde 2018, por Félix Carvalho, Professor Catedrático da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP), e líder do grupo de Toxicologia do Laboratório Associado UCIBIO-REQUIMTE.

O investigador e docente da U.Porto é o atual Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Toxicologia (APTox). (Foto: DR)

Sobre João Paulo Teixeira

Doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, João Paulo Teixeira coordena desde 2005 a Unidade de Investigação do Departamento de Saúde Ambiental do Instituto Ricardo Jorge. Na U.Porto, divide o tempo entre a coordenação do Grupo de Epidemiologia Ambiental e Laboratorial da EPIUnit, e a docência na FMUP e no ICBAS.

Da sua atividade científica, destaca-se a investigação na área dos biomarcadores de diagnóstico e/ou identificação de risco de doença, principalmente nas áreas ambientais e ocupacionais, onde tem participado de forma ativa na avaliação do papel do dano genético nas fases preliminares da carcinogénese e outras doenças crónicas.