O investigador do INESC TEC, Manuel Parente, foi reconhecido com o Prémio Jovens Geotécnicos, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

O trabalho premiado, intitulado Intelligent Earthworks Optimization System, aborda a integração de tecnologias de soft computing, como metaheurísticas e machine learning, e sistemas de informação geográfica visando a otimização multiobjetivo de tarefas de terraplenagem em obras rodoviárias e ferroviárias.

Este galardão, atribuído anualmente desde 1984, distingue os trabalhos que melhor contribuem para o progresso dos conhecimentos técnicos e científicos na área da Geotecnia, assim como para a resolução de problemas neste domínio a nível nacional.

O prémio foi entregue no passado dia 13 de outubro durante o 8.º Encontro de Jovens Geotécnicos, que decorreu em paralelo com o 1.º Seminário de Geotecnia nos Transportes em Lisboa, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa.

Por ter recebido o prémio na vertente de língua inglesa, Manuel Parente vai representar Portugal na próxima Conferência Internacional de Jovens Engenheiros Geotécnicos.

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em 2015, com a tese “Development of an Intelligent Earthwork Optimization System”, Manuel Parente é investigador do INESC TEC desde o início do ano no Centro de Engenharia e Gestão Industrial. Os seus interesses de investigação vão desde a otimização, heurísticas e meta-heurísticas, programação dinâmica e investigação operacional à inteligência artificial.