Fabien Gouyon é um dos fundadores do grupo SMC – Sound and Music Computing do INESC Porto.

Fabien Gouyon, investigador do INESC TEC, foi distinguido no âmbito da competição internacional “Reproducibility in Audio and Music Research”, promovida pelo serviço SoundSoftware.ac.uk.

O investigador da Universidade do Porto foi premiado na categoria de “Journal submission”, na sequência da submissão do artigo “Comments on ‘Automatic Classification of Musical Genres Using Inter-Genre Similarity’”, em co-autoria com Bob Sturm, docente na Universidade de Aalborg em Copenhaga, na Dinamarca.

O artigo dos dois autores aborda as limitações de trabalhos anteriores na área da classificação automática de géneros musicais. De acordo com os revisores, o trabalho “representa uma forte contribuição para a área”, tendo os investigadores conseguido demonstrar “a reprodutibilidade dos dados apresentados no artigo”.

O objetivo da “Reproducibility in Audio and Music Research” é promover o desenvolvimento de software sustentável e reutilizável na área de investigação áudio e musical. O serviço SoundSoftware.ac.uk (Sustainable Software for Audio and Music Research) está sedeado na Queen Mary University em Londres e pretende fornecer recursos, tutoriais e workshops a toda a comunidade que desenvolve investigação nesta área.

Os resultados desta competição foram divulgados no passado dia 26 de junho.

Sobre Fabien Gouyon

Fabien Gouyon é Senior Research Scientist do INESC Porto, organismo que integra desde 2007. Ali fundou e lidera, em conjunto com Carlos Guedes, o grupo SMC – Sound and Music Computing, centrado na investigação nas áreas de processamento de sinal, reconhecimento de padrões e interação homem-máquina no sentido de permitir que os computadores consigam melhor perceber, modelar e gerar sons e música. É ainda professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Com mais de 90 artigos publicados em revistas internacionais e um livro publicado, Fabien Gouyon tem também estado envolvido na organização de vários eventos internacionais relacionados com a sua área da investigação. Entre eles destaca-se a Conferência SMC – Sound and Music Computing (Computação Musical e Sonora), em 2009, e, mais recentemente, a 13.ª edição da International Society for Music Information Retrieval Conference (ISMIR 2012).