Especialista em física estelar e ciência exoplanetária, Tiago Campante conta com mais de 100 publicações em revistas científicas da especialidade. (Foto: IA)

O investigador Tiago Campante, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e antigo estudante e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), é um dos cientistas convidados do programa Better Stars, Better Planets: Exploiting the Stellar-Exoplanetary Synergy, iniciativa que, até ao próximo dia 28 de junho, vai reunir no prestigiado Instituto Kavli para Física Teórica (KITP), alguns dos maiores especialistas mundiais nas áreas da formação e evolução estelar e dos exoplanetas.

Nesta passagem pelo KITP, situado na Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA), Tiago Campante e os restantes investigadores terão como missão “fomentar uma sinergia única entre estes dois campos e desta forma catalisar uma poderosa combinação entre os dados provenientes das missões TESS (NASA) e GAIA (ESA)”. Da junção destas duas bases de dados espera-se que surjam respostas para perguntas como: Qual é a taxa de planetas com o tamanho da Terra em função das características das estrelas, como massa ou idade? Que influência tem a atividade estelar nos exoplanetas? Como é que as propriedades dinâmicas dos exoplanetas dependem do ambiente estelar e como é que variam com a idade da estrela?

No caso específico de Tiago Campante, o investigador irá apresentar o seu trabalho na caracterização de estrelas (em particular gigantes vermelhas com planetas em órbita) usando técnicas de astrossismologia2, recorrendo aos dados das missões espaciais Kepler e TESS.

Imagem artística da propagação de ondas no interior de uma estrela. (Imagem: G. Perez, IAC/SMM)

Sobre o convite, Campante considera que “ser um cientista convidado no instituto Kavli é um claro reconhecimento do meu trabalho e da influência do IA. É uma oportunidade única para consolidar o nosso lugar como uma unidade de investigação de topo, e para continuar a definir a investigação de ponta em astrofísica.”

Licenciado em Física e Matemática Aplicada pela FCUP, Tiago Campante devidiu o doutoramento – concluído em 2012 – entre a FCUP e a Universidade de Aarhus (Dinamarca). Posteriormente, fez um pós-doutoramento na Universidade de Birmingham (Reino Unido), onde permaneceu durante cinco anos. Em 2017, e após breve passagem como investigador pela Universidade de Göttingen (Alemanha), voltou à FCUP como Professor Auxiliar Convidado, desenvolvendo também investigação no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Especialista em física estelar e ciência exoplanetária, conta com mais de 100 publicações em revistas científicas da especialidade (incluindo a Nature e a Science) e tendo um papel ativo em várias missões da NASA (Kepler/K2 e TESS) e da Agência Espacial Europeia (PLATO).

Sobre o IA

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a maior unidade de investigação na área das Ciências do Espaço em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela FCT/MCES (UID/FIS/04434/2019).