O investigador Nuno Alves, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente convidado para integrar o Editorial Board da revista científica European Journal of Immunology (EJI). O imunologista passa assim a integrar a atual equipa desta revista científica de referência na área da Imunologia.

Esta publicação inclui no seu corpo editorial nomes de referência no campo da Imunologia, englobando a investigação básica, translacional e clínica. Foi, por isso, “uma grande honra” para Nuno Alves ter recebido este convite: “Vejo esta função extra como um desafio de grande responsabilidade e também como um sinal de reconhecimento do trabalho científico desenvolvido por mim e pelos meus atuais e passados colaboradores do laboratório”.

Durante os próximos dois anos, Nuno Alves será Embaixador da EJI e irá também aconselhar o corpo editorial em relação a artigos científicos para publicação. Caberá ainda ao imunologista do i3S identificar novas descobertas científicas e propor temas ou investigadores que mereçam ser destacados na revista através de artigos de perspetiva ou de revisão.

Sobre Nuno Alves

Nuno Alves tem desenvolvido trabalho pioneiro na área do timo, um órgão que produz e educa os linfócitos T, as células do nosso sistema imunológico que desencadeiam respostas imunológicas específicas contra virtualmente todas as ameaças estranhas, por ex virus, sem danificar os nossos tecidos. Por esse trabalho, conquistou vários prémios e projetos nacionais e internacionais, nomeadamente uma Starting Grant, em 2014, atribuída pelo European Research Council (ERC), e o Prémio Crioestaminal em Investigação Biomédica (2018).

Licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Nuno Alves integrou, em 2000, o Programa Graduado em Áreas da Biologia Básica e Aplicada (GABBA), tendo concluído o doutoramento na Universidade de Amesterdão, na área da Imunologia. Conquistou depois uma bolsa de pós-doutoramento atribuída pela EMBO, o que lhe permitiu continuar a sua investigação no Institut Pasteur, em Paris.

Em 2010, Nuno Alves voltou para Portugal, mais especificamente para o IBMC, agora integrado no i3S, e, em 2013, passou a líder do grupo «Thymus Development and Function».

Atualmente, coordena um dos projetos ERA Chair – o “ImmunoHUB” – atribuídos ao i3S no âmbito da ação Widening do Horizonte 2020 da Comissão Europeia .