O investigador Celso A. Reis, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), é um dos autores da quarta edição do «Essentials of Glycobiology», um livro de referência mundial na área da glicobiologia da reputada editora científica americana Cold Spring Harbor.

O investigador, líder do grupo «Glycobiology in Cancer» do i3S, é coautor, juntamente com três cientistas norte-americanos e um japonês, do capítulo 47 desta obra, intitulado «Glycosylation Changes in Cancer».

A glicobiologia, começa por explicar Celso A. Reis, “é o estudo da estrutura, biossíntese, função biológica de sacarídeos (cadeias de açúcar ou glicanos) que são amplamente distribuídos na natureza, em todas as formas de vida. Assume também grande relevância para muitas áreas de investigação básica, biomedicina, medicina e biotecnologia”.

Sabe-se que a glicosilação aberrante é uma característica comum das células do cancro e que certos glicanos são marcadores bem conhecidos da progressão tumoral. Neste contexto, o capítulo 47, explica Celso A. Reis, «centra-se nas vias biossintéticas dos glicanos que estão alterados nas células tumorais, nas correlações entre a glicosilação alterada, o diagnóstico e o prognóstico clínico, assim como nas bases genéticas de algumas dessas alterações. No fundo, resume o investigador, «este capítulo apresenta e discute as bases moleculares e o papel funcional dos glicanos na biologia e patogénese do cancro».

O livro «Essentials for Glycobiology», refere Celso A. Reis, «é o livro mais importante de glicobiologia a nível mundial», pelo que, o convite para escrever um capítulo sobre glicosilação em conjunto com reconhecidos especialistas internacionais nesta área, representa um reconhecimento internacional que reflete a projeção dos trabalhos científicos e projetos inovadores desenvolvidos pelo grupo «Glycobiology in Cancer», do i3S.

A exemplo das edições anteriores, esta quarta edição do livro fornece uma visão geral básica da Glicobiologia, direcionada para a graduação avançada ou para o estudante de graduação e pós-graduação em biologia molecular e celular, biomedicina e medicina. Esta edição, que apresenta 60 capítulos, inclui uma ampla gama de tópicos, desde biologia e medicina até bioquímica, metabolismo e ciência dos materiais e conta com a participação de um grupo selecionado de autores de referência mundial nas respetivas áreas.