Emanuel Catumbela é investigador do CINTESIS e docente voluntário da FMUP. (Foto: DR)

“Tenho diabetes: e agora?” Este é o título do livro editado por Emanuel Catumbela, investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, e publicado este ano em Angola, com a colaboração daquela unidade de investigação da Universidade do Porto.

De acordo com o Diretor Nacional de Saúde Pública angolano, Miguel dos Santos de Oliveira, que assina o prefácio, “este livro destina-se ao doente que tem diabetes mellitus, seus familiares, amigos, profissionais de saúde e sociedade em geral”. O seu principal objetivo é “desmistificar a doença, bem como permitir a autonomia do doente, considerando-o como parte integrante da cadeia de sucesso na prevenção e controlo da diabetes”.

No capítulo dedicado à epidemiologia da diabetes, Emanuel Catumbela recorda que existem atualmente entre 415 a 422 milhões de milhões de pessoas com diabetes no mundo, o que corresponde a 8,5% da população, perspetivando-se um aumento significativo nos próximos anos. “Em Angola, estima-se que a diabetes afete mais de 1, 4 milhões de pessoas (5,6%) e metade delas desconhece que é portadora desta enfermidade”, refere o autor, que alerta para a necessidade de combater o medo e a incerteza decorrentes do diagnóstico com a “aquisição de conhecimento” e com “uma atitude positiva”.

Apresentado numa linguagem simples, este livro responde diretamente a algumas das dúvidas mais comuns dos angolanos, como “Sou o único?”, “O que devo fazer?”, “O que devo comer?” ou “Paro de trabalhar?”. Além de respostas a algumas das questões mais prementes dos diabéticos, esta obra deixa algumas dicas para a gestão da doença no dia a dia, incluindo um registo de glicemia e níveis de tensão arterial.

Emanuel Castro Cassoco Catumbela é investigador integrado do 2D4H – Dados Secundários para Investigação e Serviços de Saúde, grupo de investigação da Linha Temática 3 do CINTESIS. Licenciado em Medicina pela Universidade Agostinho Neto, em Luanda, Angola, concluiu o Doutoramento em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 2015. É docente voluntário do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde da FMUP. Como investigador, as suas áreas de interesse incluem a apneia do sono em idade pediátrica e o VIH/SIDA.