O grupo identificou uma série de alvos de investigação prioritários de forma a construir a necessária capacidade de investigação europeia nesta área.

Vítor Vasconcelos, professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e diretor do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), é o único representante português num grupo de trabalho do European Marine Board (EMB) que publicou recentemente o “position paper”Linking Oceans & Human Health: A Strategic Research Priority for Europe.

Este documento estratégico resultou de um trabalho colaborativo entre sete investigadores europeus pertencentes ao grupo “Oceanos e Saúde Humana” do European Marine Board, coordenado pelo Prof. Michael Moore (PML, UK), que visa chamar a atenção sobre as questões mais atuais relativas aos oceanos e à saúde humana. O trabalho é dirigido a políticos e legisladores, agências financiadoras de investigação e à comunidade científica em geral, salientando as necessidades de investigação e as prioridades que suportem o desenvolvimento de um esforço transnacional, holístico e coerente a nível europeu nesta área.

O documento recomenda também a criação de um Programa Europeu de Investigação sobre Oceanos e Saúde Humana, de forma a assegurar a dimensão de investimento e colaborações necessárias para atender aos principais desafios e compreender a complexidade de relações entre os oceanos e a saúde humana.

Segundo os investigadores, o estabelecimento e implementação de um programa com estas caraterísticas permitirá melhorar o conhecimento sobre os potenciais benefícios para a saúde humana dos ecossistemas marinhos e costeiros; reduzir o peso das doenças humanas relacionadas com causas marinhas e prever novas ameaças para a saúde pública antes que se tornem demasiado importantes.