Um trabalho de investigação clínica coordenado por André Moreira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigador do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), foi distinguido com o “Prémio Banco Carregosa/SRNOM”, no valor total de 20 mil euros.

O trabalho, publicado em três artigos originais, mostrou que é possível melhorar o diagnóstico e o tratamento da asma através de biomarcadores no ar exalado (expirado), o que poderá ajudar a definir um tratamento mais personalizado para os doentes.

“O objetivo comum aos três artigos foi desenvolver e validar um método não invasivo de avaliação clínica relacionada com o diagnóstico, fenotipagem e endotipagem de asma”, esclarece André Moreira, médico do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Segundo o autor premiado, a identificação dos biomarcadores pode ajudar a superar a “falta de abordagens seguras e eficazes para a prevenção primária ou secundária da asma, que possam ser utilizados precocemente”.

O trabalho galardoado intitula-se “Development and validation of exhaled breath biomarkers to identify and endotype asthma in children and adults”.

Menção honrosa para João Lobo

Além do projeto vencedor de André Moreira, o júri do concurso distinguiu também – com uma menção honrosa no valor de 5 mil euros – o trabalho do investigador João Lobo, que está a desenvolver um protocolo de investigação com o objetivo de estudar em detalhe a epigenética dos tumores de células germinativas do testículo.

O mesmo trabalho já tinha valido ao estudante de Doutoramento em Patologia e Genética Molecular do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS-UP) e Médico Interno de Formação Específica em Anatomia Patológica do IPO Porto, a conquista do Prémio MSD de Investigação em Saúde 2020.

Sobre o Prémio

Criado em 2015, o galardão atribuído pela Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) tem como finalidade apoiar e incentivar a investigação científica na área clínica, em Portugal. A 4ª. edição do prémio distinguiu, igualmente com uma menção honrosa, a investigadora Ana Catarina Fonseca.

A entrega de prémios decorreu na passada quinta-feira, numa cerimónia realizada no salão nobre da SRNOM e que contou com a presença de Paulo Portas, antigo vice-primeiro-ministro de Portugal.