João Peças Lopes é diretor do INESC Porto e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da U.Porto.

João Peças Lopes, Diretor do INESC Porto e Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi designado Presidente do Júri do Prémio REN. Este é o mais antigo prémio com cariz científico atribuído em Portugal e destaca, desde 1995, as melhores teses de Mestrado realizadas no âmbito das redes e dos sistemas elétricos de energia e gás natural.

Presidir ao júri constitui, desta forma, “uma grande honra e um privilégio”, afirma João Peças Lopes, até porque a nomeação “representa o reconhecimento da competência e liderança científica do INESC TEC em Portugal, mas também fora do país, na área dos sistemas de energia”, acrescenta o Diretor do INESC Porto (entidade coordenadora do Laboratório Associado INESC TEC). O coordenador da Unidade de Sistemas de Energia do INESC TEC, Manuel Matos, foi também indicado para vogal do júri deste importante prémio.

O júri do Prémio REN terá de avaliar o nível de conhecimentos técnicos e científicos, o carácter inovador da abordagem e dos resultados, e ainda a criatividade demonstrada quanto aos objetivos e métodos desenvolvidos nas teses apresentadas por alunos de todo o país.

“Acho fundamental poder reconhecer a qualidade do trabalho que é feito ao nível da formação dos alunos envolvidos com estudo de temas da área da Energia e em particular a Energia Elétrica”, afirma o também Professor Catedrático da FEUP. “Temos de promover cada vez mais o reconhecimento do mérito e da qualidade do trabalho das pessoas, e os prémios servem para isso mesmo”, remata.