Hugo Santos, investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), é o vencedor do prémio Prémio SPCE/De Facto Editores 2018, um galardão atribuído pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) ao autor do melhor trabalho concluído em 2018, nos domínios das Ciências da Educação e das Ciências Sociais.

A investigação premiada pela SPCE consiste num trabalho adaptado da tese de doutoramento de Hugo Santos, intitulada Interrogando o (não)lugar da Diversidade Sexual na Educação Sexual em Portugal: perspetivas de estudantes e professores/as. Nele, o investigador aborda a violência homofóbica e heteronormativa da e na escola, a partir de três temas distintos: o bullying genérico e homofóbico; as atitudes e discursos face à diversidade sexual (homossexualidade, transexualidade, etc.) e as experiências e práticas de educação sexual nas escolas, numa perspetiva de cidadania.

Para desenvolver o estudo, Hugo Santos utilizou uma metodologia de cariz qualitativo, a qual incluiu a formação e dinamização de 36 grupos de discussão focalizada com 232 jovens (106 rapazes e 126 raparigas) e 14 grupos de discussão focalizada com 72 professores/as de 12 escolas públicas de ensino secundário do Norte litoral de Portugal, entre 2015 e 2017.

Segundo o investigador, as conclusões genéricas do estudo apontam para o facto de, “apesar do decretado legalmente, formas de violência expressa e subtil contra jovens LGBTI tendem a prevalecer como insultos e comentários sob a alçada de uma escola que o sabe, naturaliza essa violência e pouco faz nas práticas”.

Na educação sexual, por exemplo, “os jovens queixam-se dos modos clínicos como a escola trata a sexualidade e os tópicos da orientação sexual raramente são tratados”, explica Hugo Santos.

Sobre Hugo Santos

Natural da Maia, Hugo Santos, 32 anos, é licenciado, mestre e doutor em Ciências da Educação pela FPCEUP. Membro colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP), foi investigador do projeto JoSeES – Jogos Serios no Ensino Superior: Impactos, Experiencias e Expectativas (PTDC / MHC-CED / 7182/2014).

As suas principais áreas de interesse científico incluem os estudos de género, sexualidade, LGBTI/queer, estudos sobre discriminação, violência e bullying, metodologias qualitativas, cidadania e diversidade na educação, culturas juvenis e jogos sérios.