Leandro Filipe Ferreira

Leandro Ferreira frequenta atualmente o doutoramento em História da FLUP. (Foto: DR)

Leandro Filipe Ferreira, estudante de doutoramento da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e investigador do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), igualmente sediado na FLUP, é o vencedor da primeira edição do “Prémio Jovens Investigadores”, no valor de 3.000 euros, atribuído pela Associação Ibérica de História Militar, séculos IV-XVI (AIHM).

O galardão, instituído em parceria com o Banco Santander Totta, foi criado para distinguir um trabalho inédito assinado por um investigador com menos de 35 anos, no domínio da história militar ibérica dos séculos IV a XVI. O trabalho vencedor, intitulado “De homens-comuns a força de elite: os besteiros do conto em Portugal na Idade Média (1385-1438)”, constituiu a dissertação de mestrado de Leandro Ferreira e centra-se sobre a milícia dos besteiros do conto, um corpo militar criado pelo rei D. Dinis e que constituiu uma originalidade no panorama militar europeu da Idade Média.

Na base da decisão do júri do prémio esteve «a amplitude e a originalidade do trabalho de Leandro Ferreira, alicerçado no estudo de cerca de um milhar de documentos sobre a milícia dos besteiros do conto, o excelente domínio da bibliografia nacional e internacional, assim como o uso pertinente de iconografia medieval sobre a matéria».Por fim, foi destacada a qualidade da escrita e o rigor da apresentação do trabalho e do seu aparato crítico.

Para o investigador, o prémio da AIHM “é bastante importante porque distingue o esforço realizado durante dois anos de trabalho intensivo, devidamente apoiados pelos orientadores da dissertação, com os quais partilho todo o mérito da investigação”. Por outro lado, é também bastante prestigioso sentir que o nosso trabalho é valorizado por um júri composto por investigadores de renome na área da História Militar Ibérica. Por isso, este prémio motiva-me a continuar a trabalhar nesta área”.

O “Prémio Jovens Investigadores” vai ser entregue no dia 4 de novembro, durante o Colóquio «Grandes Comandantes da História Militar Ibérica (séculos IV-XVI): carreiras, mentalidades e modelos de atuação bélica», a decorrer na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Licenciado em História (2013) pela FLUP e mestre em Estudos Medievais (2015) pela mesma instituição, Leandro Ferreira tem centrado a sua investigação na História Militar, Económica e Social da Idade Média portuguesa. Atualmente, encontra-se a frequentar o doutoramento em História da FLUP, no âmbito do qual está a desenvolver um trabalho sobre «A prática da guerra em Portugal do final da Reconquista à batalha de Toro: o papel das Ordens Militares». “Esta investigação é orientada pelos Professores Doutores Paula Pinto Costa e Miguel Gomes Martins e pretende analisar o recrutamento e a composição das hostes das Ordens Militares, observar a dimensão territorial dessas instituições e a sua relação com a fronteira em que situavam as forças adversárias (muçulmanos e Castela), identificar o provimento logístico da guerra e conhecer as manifestações ideológicas e motivacionais da guerra. Em suma, procuramos estudar a prática da guerra das Ordens Militares num sentido plurifacetado: inserção territorial, sociabilidades, materialidade e imaterialidade”, apresenta o historiador.

Além do trabalho premiado, que contou com a orientação dos docentes Paula Pinto Costa e Miguel Gomes Martins, o investigador da FLUP soma vários artigos publicados e participações em colóquios e conferências de referência. Em breve, vai também integrar o projeto internacional de investigação “Saints at War: Byzantium, the West and Islam, 300-1500”, organizado pela Norwegian University of Science and Technology.

Sobre a AIHM

A Associação Ibérica de História Militar, séculos IV-XVI (AIHM), é uma sociedade científica constituída em 2015 e que reúne investigadores (sobretudo portugueses e espanhóis, mas também latino-americanos) que se dedicam à pesquisa sobre a história militar hispânica, desde o período final do Império Romano até ao Renascimento.