Vítor Oliveira, investigador principal no Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi recentemente eleito presidente do International Seminar on Urban Form (ISUF), a mais prestigiada organização de investigação científica em morfologia urbana a nível internacional.

O trabalho desenvolvido pelo investigador no seio da organização desde 2012, onde já assumiu o cargo de Secretário-Geral, e a relevância internacional da sua investigação, da qual se destacam quatro livros publicados com a Springer desde 2016, foram razões fundamentais na seleção para assumir a presidência da estrutura do ISUF.

“Após duas décadas de dedicação à investigação em morfologia urbana, é uma honra tornar-me presidente da mais importante organização internacional nesta área do conhecimento.”, reconhece o também Professor Auxiliar de morfologia urbana e planeamento na Universidade Lusófona do Porto.

Criado em 1994, o ISUF assume como objetivo primordial reunir investigadores a nível mundial, com diferentes formações disciplinares, incluindo geografia, história, arquitetura, planeamento e engenharia, para debater a forma física das cidades, os agentes e processos responsáveis pela sua transformação, assim como o impacto da forma urbana nas diferentes dimensões da vida quotidiana nas cidades.

Sobre Vítor Oliveira

Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), mestre em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano pela FAUP e FEUP e doutorado em Engenharia Civil pela FEUP, Vítor Oliveira é igualmente presidente da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM). É ainda editor associado da ‘Urban Morphology’, editor conselheiro da ‘The Urban Book Series’ (Springer) e editor fundador da ‘Revista de Morfologia Urbana’ (2013-18).

As suas áreas de investigação incidem na morfologia urbana, planeamento urbano, arquitetura e cidades. Nestes domínios, é autor de mais de 200 publicações e comunicações, incluindo 40 artigos em revistas internacionais listadas no Scopus ou ISI. Tem trabalhado em diferentes projetos com financiamento nacional e internacional, nomeadamente o ‘Knowledge Alliance for Evidence Based Urban Practices’/KAEBUP, atualmente em curso através da FEUP, e integrado diversas comissões científicas e organizadoras de conferências internacionais.

Em 2016, Vítor Oliveira publicou o livro ‘Urban morphology. An introduction to the study of the physical form of cities’, um manual de morfologia urbana que foi já lecionado pelo autor em cursos realizados em 10 universidades em Portugal, Brasil, Espanha e China. Dos últimos anos destaca-se a publicação de três livros na área: ‘Teaching urban morphology’ (2018), ‘JWR Whitehand and the historico-geographical approach to urban morphology’ (2019) e ‘Morphological research in planning, urban design and architecture’ (2021).