António Lobo, investigador do Centro de Investigação do Território, Transportes e Ambiente (CITTA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente nomeado Editor Associado da European Transport Research Review (ETRR), uma revista internacional com publicações de investigação académica nas áreas de ciência, tecnologias, política e prática dos transportes.

A nomeação do investigador do CITTA/FEUP surgiu através do seu envolvimento na Association for European Transport (AET), organização europeia de profissionais e investigadores da área dos transportes da qual é membro e Embaixador para Portugal desde 2019, tendo o seu nome sido sugerido pelo presidente da instituição.

“Estou grato por esta decisão, que atribuo em parte a Pierluigi Coppola, Professor Associado no Politécnico de Milão e Presidente da AET, assim como pelo reconhecimento do meu trabalho e pela confiança em mim depositada”, avança António Lobo.

As funções do investigador na ETRR passarão pela pré-seleção de artigos científicos submetidos à revista, de acordo com critérios de qualidade e de integração no âmbito da mesma, pela escolha de revisores especialistas dentro da temática de cada artigo e pela recomendação sobre a possível publicação. Este trabalho é partilhado com outros sete Editores Associados, sediados em diversos países europeus.

Mais recentemente, o investigador português, que é também membro do AUTODRIVING, projeto de investigação na área de Segurança Rodoviária com sede na FEUP, passou a integrar o Proposals Evaluation Board do Malta Council for Science and Technology (MCST) na sequência de um procedimento concursal lançado pela entidade. A avaliação de propostas de projetos de investigação e desenvolvimento submetidas para financiamento ao MCST na área científica dos Transportes e Mobilidade será a sua função principal como membro deste painel avaliador.

Sobre António Lobo

António Lobo é mestre em Engenharia Civil desde 2008 e doutorado em Sistemas de Transportes desde 2017 pela FEUP. Detém igualmente uma Pós-Graduação em Business Intelligence & Analytics pela Porto Business School desde 2019.

Com mais de 12 anos de experiência na investigação em Engenharia de Transportes, tem focado os seus interesses científicos nos domínios da segurança rodoviária, comportamento na condução, condução automatizada, gestão de infraestruturas de transportes e economia dos transportes. É coautor de um livro e de diversos artigos em revistas e conferências.

Recebeu uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e um Certificado Cum Laude pelo seu doutoramento, um Prémio de Melhor Estudante pelos seus estudos de pós-graduação e três prémios em conferências internacionais e nacionais. É ainda membro da International Co-operation on Theories and Concepts in Traffic Safety (ICTCT).